O rendimento disponível das famílias: é aquele que fica acessível às famílias depois de transferirem para o estado os seus impostos indirectos. é aquele que fica acessível às famílias depois de transferirem para o estado os seus impostos directos e subsídios. é aquele de que as famílias dispõem para afectarem entre consumo privado e investimento. é aquele de que as famílias dispõem para afectarem entre consumo privado e poupança. Não sei / não respondo.
Considere o mercado de bens e serviços. As autoridades económicas, tendo como objectivo a maior variação absoluta no nível do Saldo Orçamental devem alterar, num mesmo montante mas com sinal contrário: As transferências do Estado para as famílias. Os impostos autónomos. Qualquer uma das opções, pois o impacto no nível do Saldo Orçamental é igual. Nenhuma das opções, pois o impacto no nível de rendimento de equilíbrio é assimétrico. Não sei / não respondo.
O saldo orçamental é igual: à diferença entre a poupança privada e o investimento. Ao saldo da Balança Corrente. Ao P.N.B.c.f. subtraído do consumo público. Ao investimento subtraído da poupança privada e adicionado do saldo da Balança Corrente Não sei / não respondo.
Um aumento do rendimento do resto do mundo (Yx) implica, tendo em atenção o equilíbrio no mercado cambial: Sob regime de câmbios fixos, uma valorização da moeda nacional (diminuição de E) decorrente da compra de divisas por parte do Banco Central. Sob regime de câmbios flexíveis, uma apreciação da moeda nacional (diminuição de E). Sob regime de câmbios fixos, uma intervenção de venda de divisas por parte do Banco Central. Sob regime de câmbios flexíveis, uma intervenção de venda de divisas por parte do Banco Central. Não sei / não respondo.
Quanto menor a velocidade de circulação de moeda numa economia: Maior a oferta de moeda. Menor a oferta de moeda. Maior a procura de moeda. Menor a procura de moeda. Não sei / não respondo.
As operações do Banco Central no mercado cambial: Consistem em operações de compra e venda de divisas. São um instrumento de política monetária utilizado em situações em que se pretendem aumentar a liquidez do mercado monetário. São uma forma de controlar directamente o nível da taxa de câmbio real. São operações cambiais definitivas. Não sei / não respondo.
Adeus. Desisto!